Leilão de veículos e madeiras da prefeitura de Alto Araguaia é nesta sexta-feira

E titular da pasta faz alerta à população sobre riscos, danos à saúde e ao meio ambiente bem como penalidades a quem for pego promovendo a queima [caption id="attachment_21610" align="alignleft" width="354"]100_5817 Tempo seco contribui para as queimadas e Secretaria de Meio Ambiente vai fiscalizar prática, que pode gerar multa[/caption] Alto Araguaia, MT – As queimadas urbanas acontecem com mais frenquencia entre os meses de junho e agosto principalmente incidindo na rua, em terrenos baldios ou mesmo no fundo do quintal. E preocupada com o período crítico de estiagem é que a secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano de Alto Araguaia (Sul de Mato Grosso) está orientando à população a não promover queimadas em áreas urbanas. Quem for flagrado cometendo a prática está sujeito a multa, bem como poderá responder por crime ambiental, conforme Lei Federal 9.605/98. A prática prejudica a saúde e o meio ambiente. De acordo com a Organização Municipal de Saúde (OMS), de 2 a 3,5 milhões de pessoas morrem vítimas de substâncias tóxicas contidas na fumaça decorrente das queimadas, pois são altamente poluentes. As queimadas urbanas acontecem principalmente porque as pessoas aproveitam o período seco de estiagem para atear fogo no mato, no lixo e no entulho depositado em terrenos. Em Alto Araguaia não há dados sobre o número de focos de incêndios proveniente de queimadas urbanas, mas os moradores devem conscientizar-se que a prática é proibida e criminosa. “É crime queimada urbana em qualquer período do ano e pode gerar multa. Estamos desenvolvendo um trabalho de conscientização e fiscalização. Pedimos á população que não cometa esse tipo de crime porque os responsáveis vão responder perante a justiça”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Jéfferson Luiz Berigo. Os proprietários de terrenos baldios também devem ficar alertas. Em parceria com o setor de Arrecadação e Cadastro, a secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano vai notificar para que seja efetuada a limpeza imediata evitando novos focos de queimadas. Danos à saúde A queima urbana traz diversos danos à saúde. O material que fica em suspensão no ar decorrente da queima proibida afeta principalmente crianças e idosos, que ao procuraram atendimento médico apresentam quadro de doença respiratória. O meio ambiente também sofre as conseqüências. Os problemas mais graves são a degradação do solo, a morte de animais e da vegetação, principalmente quando o fogo ocorre nas Áreas Verdes e nas Áreas de Preservação Permanente (APP). “É importante que as pessoas tenham consciência de que atear fogo traz malefícios aos seres humanos e ao meio ambiente. E a única forma de se evitar esses danos é não queimar”, alerta Berigo. Orientação A secretaria de Meio Ambiente, além de conscientizar os moradores sobre os riscos e às penalidades para quem for flagrado cometendo a queimada, também recomenda ações simples e eficazes a fim de se evitar focos de incêndios na área urbana. O melhor a se fazer é recolher o lixo e destiná-lo a um local adequado. Em relação às folhas que caem nos quintais com mais intensidade nesta época do ano, estas podem ser utilizadas como adubo. Em outro caso, devem ser ensacadas e deixadas para serem recolhidas pelo caminhão coletor de lixo. “As queimadas urbanas são evitáveis. A população deve contribuir para a fiscalização. É praticando ações preventivas visando o nosso bem e do meio ambiente. Qualquer pessoa que detectar foco de incêndio pode ligar e denunciar por meio do fone (66) 3481-1803/2140 que com certeza vamos tomar medidas para detectar o responsável que será multado”, ressaltou.